ROMANTISMO

Almeida Garrett
1799 - 1854
O romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII, coincide com a democratização da arte, tornando-se a expressão artísitca da sociedade burguesa, influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura. Fundador do estilo romântico em Portugal, a obra de Almeida Garrett caracterizava-se pela presença marcante do lirismo e caracteriza-se também pela temática patriótica com forte caráter dramático.
Escrito por Gabriela Heloisa Merlo Dalla Valle e Letícia Sandini Delazari
O Romantismo
no Brasil
A publicação, em 1836, da obra “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves Dias, foi o marco inicial do romantismo no Brasil. Considerado um movimento literário tipicamente nacional, foi composto por produções em prosa e em verso, sendo suas principais características: rompimento com a tradição clássica, amor platônico, idealismo, idealização da mulher, subjetivismo e egocentrismo, indianismo, nacionalismo e ufanismo, culto à natureza; sentimentalismo exacerbado. Alguns autores da prosa e da poesia são: José de Alencar, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Joaquim Manuel de Macedo, Castro Alves, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Manuel Antônio de Almeida, entre outros.
Gonçalves Dias
1823-1862
Foi um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Com a produção de obras voltada para temas como idealização da natureza, do índio e com a presença do lirismo amoroso. Gonçalves Dias, além de poeta, foi jornalista, advogado e etnólogo e seu principal poema é “Canção do Exílio”.
Casimiro de Abreu
1839 - 1860
Casemiro de Abreu nasceu no Rio de Janeiro, em 1839, filho de um rico comerciante, teve uma experiência ruim na área. Mais tarde, estudou em Lisboa, onde se iniciou como poeta e dramaturgo. Fez parte da 2ª geração romântica e sua poesia tinha como temas: as inquietações amorosas, o amor não correspondido, a saudade da infância e da pátria. Suas obras mais conhecidas são “Meus oito anos” e “Canções do exílio”.
Escrito por Paulo Cezar Ferreira De Souza e Roniel das Neves Tavares
Álvares de Azevedo é um importante autor da literatura brasileira. Ele fez parte do Romantismo, em sua segunda geração, e foi fortemente inspirado por Lord Byron, um autor do Romantismo inglês. Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831, na cidade de São Paulo, e foi contista, dramaturgo, poeta e ensaísta dessa fase também conhecida como “byroniana” “mal do século” ou “ultrarromântica”. Azevedo estudou na faculdade do Largo São Francisco, onde cursou Direito, mas não conseguiu terminar a graduação, pois precisou abandoná-la em 1851, devido a complicações de saúde causadas pela tuberculose. Apesar de ter morrido jovem, aos 21 anos, o autor deixou um importante legado para a literatura brasileira com suas obras, que foram publicadas postumamente, sendo uma das mais importantes a “Lira dos Vinte Anos”. A última obra de Álvares de Azevedo foi declamada no dia de seu enterro por Joaquim Manuel de Macedo.
Escrito por Beatriz Vieira Picinini, Maria Fernanda Guimarães e Milena Aglae Ribeiro Fausto
Álvares de Azevedo
1831 - 1852
Castro Alves
1847 - 1871
Castro Alves. Agora que você já acompanhou nossa videoaula, fizemos um resumo de tudo que você não deve esquecer! Castro Alves foi um poeta brasileiro, conhecido como “o poeta dos escravos”. Ele pertenceu à terceira geração do romantismo e suas obras expressavam indignação e protesto em relação aos problemas sociais da época, principalmente no que se refere à crueldade da escravidão. Os seus principais trabalhos são: “O navio negreiro”, “Espumas flutuantes” e “Os escravos”.
Escrito por Maria Nezze e Raquel Froza
José de Alencar
1913 - 1980
Bem, agora que você ja acompanhou a nossa aula, faremos um breve resumo. José de Alencar foi um dos mais importantes autores do Romantismo brasileiro. Escrevia crônicas, crítica literária, textos teatrais, mas principalmente romances, cuja temática era sempre voltada para o nacionalismo e a cultura popular brasileira, e a liguagem usada buscava estabelecer o seu padrão nacional. Algumas das obras de Alencar são "As minas de prata", "O guarani", "Os filhos de Tupã" e "Verso e reverso".
Escrito por Anna Camilotti Krauspenhar e Luisa Dal Ponte Santana
Joaquim Manuel de Macedo
1820-1882
Escritor brasileiro que deu origem ao romance romântico com a publicação de “A Moreninha”, sua obra-prima, sendo o autor mais lido de sua época. Suas obras podem ser compreendidas como representações fieis da sociedade brasileira do século XIX, dos costumes da burguesia do império